A tristeza é um sentimento normal e não afeta a sua produtividade. Você pode conseguir cumprir as tarefas e responsabilidades do dia a dia, mesmo que com um pouco menos de vontade e de mau humor.
Ela é uma emoção relacionada a falta de ânimo para atividades do cotidiano.
Essas pessoas começam a sentir a dificuldade de diferenciar o sofrimento e os acontecimentos que despertam sentimentos de tristeza, a duração desse sentimento/emoção não costuma durar mais de 2 semanas.
Para considerar sentimentos de tristeza como depressão precisa estar presente por mais de 6 messes.
As causas da tristeza geralmente vem de alguma experiência dolorosa, frustrante, infeliz, estressante, como a perda de um familiar, um divórcio, o desemprego, uma doença grave ou o rompimento de uma amizade entre outros.
A Depressão, é considerada um Transtorno de Humor, onde a pessoa começa sentir oscilações de humor, perda de interesse, desânimo e tristeza profunda.
Os sintomas da Depressão podem expressar emocionalmente e fisicamente, podendo apresentar mais de dois sintomas, acarretando prejuízos significativos. A principal diferença dos sintomas de tristeza e depressão é a intensidade dos sintomas e os prejuízos na qualidade de vida dessa pessoa.
Os sintomas mais evidentes relacionados a depressão são: Apatia, Falta de motivação, Medos que antes não existiam, Dificuldade de concentração, Perda ou aumento de apetite, pessimismo, Indecisão, Insegurança,Insônia, Falta de vontade de fazer atividades antes prazerosas, Sensação de vazio, Irritabilidade, Raciocínio mais lento, Esquecimento, Angústia e Vontade de morrer. Os sinais Físicos: Dores de barriga, Má digestão, Azia, Ansiedade, Constipação, Flatulência, Tensão na nuca e nos ombros, Dores de cabeça, Dores no corpo, Pressão no peito e Queda da imunidade..
A tristeza por ser comum da natureza humana, não necessariamente demandará tratamento. Porém, quando recorrente o acompanhamento psicológico pode ajudar no fortalecimento emocional, diminuindo os sintomas.
Já na depressão, é indicado que exista acompanhamento psiquiátrico e psicológico.
O psicólogo auxiliará nas questões emocionais, oferecendo acolhimento e diminuindo os prejuízos que decorrem dos sintomas do quadro. Tudo isso contribui para uma melhor saúde mental.
Esrito por: Psicóloga Sarah Rodrigues de Barros.