A vulnerabilidade é permitir abrir seu coração e falar sobre seus sentimentos mais profundos, pois quando você se permite ser vulnerável, você está criando conexões verdadeiras com outras pessoas, pois não está se vestindo de uma “persona”, e sim, permitindo ser você mesmo.
Ser vulnerável é permitir mostrar ser quem você é verdadeiramente, até mesmo quando isso não é tão agradável. Antes de outra pessoa aceitar você, lembre-se que é preciso você se aceitar. Ser vulnerável é permitir reconhecer nossas fraquezas, limitações, que não somos perfeitos e está tudo bem. Permitir-se ser vulnerável é pedir ajuda e deixar ser ajudado também.
A perfeição não existe no mundo real, precisamos nos permitir a olhar com mais acolhimento, carinho e amor quando surgir o desejo de sermos pessoas perfeitas. Para isso, temos que nos acolher nos momentos desafiantes, quando nos vemos como seres humanos, reais e imperfeitos. Assim, será possível encontrar forças, sabendo que estamos fazendo o nosso melhor e seguindo em frente.
Em uma sociedade que busca tanta anestesia para evitar enfrentar a realidade e suas dores, quem tem a coragem de olhar para suas feridas e imperfeições demostra uma das maiores coragens que alguém poderia ter.
Os momentos em que demostramos nossas vulnerabilidades será muito determinante para buscar a resolução dos nossos conflitos pessoais, pois sem problemas também não existem soluções.
Um casal que reconhece suas diferenças e busca uma conversa para dizer como se sentem, está buscando resolver uma questão. Não é sobre adotar uma postura de que está tudo sempre bem e buscando anestesias para lidar com sentimentos de dor e fracassos que evoluímos em nossa jornada.
Enfrentar a dor nos torna mais fortes, e para isso precisamos ser vulneráveis e nos abrirmos sobre o que estamos passando ou sentindo. É sobre falar que ama alguém, mesmo que não lhe correspondam de volta. Acredito que falar sobre vulnerabilidade é falar sobre fidelidade, quando a pessoa mais importante é você e seus sentimentos.
O primeiro passo para você aprender mais sobre a vulnerabilidade é você olhar mais para os seus sentimentos e em como eles se manifestam em você. Essa será a fórmula secreta para melhorar as suas relações.
Todos os seres humanos desejam ser amados, vistos e valorizados, e por isso, acham que devem se comportar de uma determinada forma para que sejam socialmente aceitos pelas pessoas que fazem parte da sua convivência. Esse conceito faz nos tendência a nos adaptar ao desejo das outras pessoas, esquecendo de nos expressar como somos verdadeiramente.
Quando você olha para você mesmo e reconhece o medo em fazer uma viagem de avião, por exemplo, você poderá se conectar com outra pessoa que pode se abrir e contar que compartilhou da mesma experiência e como conseguiu passar por aquilo.
Quando falamos sobre os nossos sentimentos, podemos nos abrir para conexões mais
fortes e duradouras.
Faça esse teste após ler o artigo, quando estiver em uma conversa, permita-se abrir
em uma questão que talvez você tenha vergonha e veja a reação de quem está ao seu
lado. Você pode ter a surpresa dessa pessoa se abrir sobre algo da vida pessoal dela
também, e assim logo poderá perceber os benefícios e a importância de se abrir.